quinta-feira, 14 de julho de 2011

Projeto Literatura

PROJETO DE PORTUGUÊS
O TROVADORISMO EM FORMA DE JORNAL
OBJETIVO: PESQUISAR  A FORMA E CONFECÇÃO DE UM JORNAL, E DEPOIS TRANSFORMAR O CONHECIMENTO SOBRE TROVADORISMO EM JORNAL.
DESENVOLVIMENTO:
            Antes de começarmos efetivamente o estudo sobre o Trovadorismo os alunos leram e responderam perguntas sobre a Idade Média, pesquisando em um livro da Editora do Brasil: “Na Idade Média Era Assim” Bruna Renata Cantele.
            Os alunos também estão tomando conhecimento do capítulo do livro de Português, autor Maia, sobre o contexto histórico e o que é o movimento literário Trovadorismo.
CONTINUANDO O PROJETO:
1º MOMENTO: TURMA DIVIDIDA EM SEIS  OU SETE GRUPOS, E CADA GRUPO ANALISARÁ UM JORNAL:
  • EXTRA
  • O DIA
  • O GLOBO
  • JORNAL DOS ESPORTES
  • MEIA HORA
  • FOLHA UNIVERSAL
  • JORNAL DO MUNICÍPIO
O GRUPO RESPONDERÁ AS SEGUINTES PERGUNTAS:
A) Como é a primeira página do jornal, como ela é elaborada. Observe e descreva detalhadamente.
B) Identifique a Manchete e a Chamada.
C) De que maneira você reconhece o interlocutor deste jornal?
D) Como vocês consideram o linguajar deste jornal?
E) Quantos cadernos têm o jornal?
F) Que matéria mais chamou a atenção do grupo? Por quê?
2º MOMENTO:
O jornal deverá ter Manchete/Chamada e cada grupo deverá decidir quais cadernos trabalhará, e o nome do Jornal.
O grupo deverá dividir as tarefas de acordo com as tarefas de uma redação de jornal. Responsáveis: Fotografias, Entrevistas, Furo de Reportagem, Artigos, Edição, Diagramação, etc.
O trabalho será pautado na IDADE MÉDIA e na Escola Literária TROVADORISMO.
Poderá haver comparações com a atualidade, e muita criatividade.
Um caderno que será obrigatório é o de Cantigas de Amor, Cantigas de Amigo e de Escárnio ou Maldizer. Poderão encontrar músicas atuais, poemas que se pareçam ou que foram inspirados nesta Escola Literária, assim como as trovas nordestinas e os repentes.
Prazo para entrega do trabalho: agosto.
CONCLUSÃO: Ao término do trabalho o aluno terá conhecimento da época e estilo usado na Idade Média, como também conhecimento de uma redação de jornal. Se possível,, um profissional da comunicação será convidado para conversar com as turmas.

Professora Mariza Araujo.

Um comentário:

  1. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

    CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
    www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

    PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

    SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
    http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

    PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail: jbn@ufpa.br)

    CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
    http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

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